Onde termina e onde começa o seu dia de trabalho?!

Em: Qualidade de trabalho

18 ago 2011

Recentemente li o livro “A arte de fazer acontecer” (Editora Campus) de David Allen (especialista em organização pessoal), apesar de muito bom, vou me concentrar hoje em apenas um trecho do livro, não sei se foi o que mais me chamou atenção mas com certeza é um dos que melhor representam o que muitos de nós (workaholics) vivemos hoje em dia.

O trecho a que me refiro fala sobre a diferença entre as rotinas dos trabalhadores de décadas atrás e as rotinas enfrentadas pelos trabalhadores hoje, século 21. Antigamente o trabalho era claramente visível, a rotina era bem definida e linear e incluía funções como, arar a terra, plantar as sementes, colher o leite da vaca, irrigar a plantação, entre outras tantas funções mecânicas que dependiam diretamente da presença do trabalhador no local para que pudessem ser realizadas, era perfeitamente óbvio o que era e o que não era trabalho.

Ok, alguém pode argumentar que sempre existiram trabalhadores rurais, ou os que trabalhavam com funções puramente físicas e trabalhadores do conhecimento que lidavam diariamente com funções burocráticas que exigiam muito de suas capacidades mentais, bom, isso é verdade mas o que também é verdade é que o número desses profissionais do conhecimento cresceu de forma inigualável e hoje o que se vê é uma infinidade de profissões que exigem de seus trabalhadores horas a fio em frente a computadores, planilhas, documentos, reuniões, relatórios, inventários, planos estratégicos, gráficos, briefings, brainstormings..

Bom, então tente responder onde começa e onde termina o seu dia de trabalho?! Certo, a maioria das pessoas têm seus horários de trabalho muito bem definidos mas o que estamos falando é de pensamento, quanto tempo se perde hoje pensando em trabalho ou tendo aquela conhecida sensação de que se deveria ou poderia estar fazendo algo relacionado a trabalho. O que David Allen tenta ensinar em seu livro é que enquanto não nos organizarmos de forma eficiente e funcional sempre vamos dar muita atenção pro que deveria receber pouca atenção e daremos pouca atenção pro que deveria receber atenção em dobro.

Recomendo a leitura!

Comment Form

Sobre este blog

Escrito pela equipe da Stoodos (www.stoodos.com). Neste blog você irá encontrar informações sobre novidades da Stoodos, novas funcionalidades, possibilidades da ferramenta, eventos, etc. Você também encontrará informações sobre inovações tecnológicas, empreendedorismo, design thinking, desenvolvimento.. Então fique a vontade, esperamos que goste.

Photostream